domingo, 2 de maio de 2010

Retrospectiva em Copas – Grupo G

Brasil:



A Seleção Brasileira de Futebol é o time mais bem-sucedido de futebol na história da Copa do Mundo, sendo a seleção nacional que mais vezes conquistou a Copa do Mundo da FIFA com cinco títulos até então (1958, 1962, 1970, 1994, 2002) e que participará de todas as edições disputadas até 2014.

O Brasil é a única nação a ter se classificado para todas as edições da Copa do Mundo. Contudo, as participações iniciais do país estavam longe de serem bem sucedidas. Isso se deve à disputa interna do futebol brasileiro sobre o profissionalismo. Esse fato fez com que a Confederação Brasileira de Futebol fosse incapaz de convocar times com a força total. Em particular, disputas entre as federações estaduais de São Paulo e do Rio de Janeiro (as duas mais importantes da época) significavam que a seleção seria composta por jogadores vindos de apenas uma das federações. Tanto na Copa de 1930, quando Preguinho marcou o primeiro gol da história da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, na estréia contra a Iugoslávia, em que o Brasil perdeu por 2 a 1, quanto na de 1934, o Brasil foi eliminado logo na primeira fase, mas 1938 era um sinal do que viria, uma vez que o Brasil terminou em um bom terceiro lugar, com Leônidas da Silva fazendo história e sendo o primeiro jogador a marcar quatro gols em uma única partida de Copa do Mundo.

O Brasil sediou a Copa do Mundo de 1950, que foi o primeiro torneio a acontecer depois da II Guerra Mundial. O torneio de 1950 foi único por não ter uma única final, mas ao invés disso, um quadrangular final; contudo, para todos os fins o jogo decisivo entre Brasil e Uruguai serviu como "final" do torneio. A partida foi jogada no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro (então capital do país), assistida por algo em torno de 200.000 pessoas, e o Brasil apenas precisando de um empate para ser campeão, acabou perdendo por 2 a 1 de virada; essa partida desde então ficou conhecida na América do Sul como o Maracanazo.

Para a Copa do Mundo de 1954, na Suíça, a equipe brasileira estava completamente renovada, para que a derrota do Maracanã pudesse ser esquecida, mas ainda tinha um bom grupo de jogadores, incluindo Nilton Santos, Djalma Santos e Didi. O Brasil não foi muito longe por duas razões principais: a necessidade que seus jogadores tinham para provar que não eram covardes (como muitos foram acusados em 1950) e o fato de terem enfrentado a Hungria, o melhor time daquela Copa, na terceira fase.

Em 58 o Brasil caiu no grupo mais difícil, com Inglaterra, URSS e Áustria. Eles bateram a Áustria por 3 a 0 na primeira partida, então empataram em 0 a 0 com a Inglaterra. Os brasileiros estavam preocupados com sua partida com os soviéticos, que tinham um físico excepcional e eram um dos favoritos a ganhar o torneio; sua estratégia era arriscar no começo do jogo para tentar marcar um gol logo no início. Antes da partida, os líderes do time, Bellini, Nílton Santos e Didi, falaram com o técnico e o persuadiram a fazer três substituições que seriam cruciais para o Brasil ganhar dos soviéticos e a Copa: Zito, Garrincha e Pelé começariam o jogo contra a União Soviética. No apito inicial, eles passaram a bola para Garrincha que passou por três jogadores antes de acertar a trave com um chute. Eles mantiveram a pressão sem descanso, e após três minutos que mais tarde seriam chamados de "os três minutos mais grandiosos da história do futebol", Vavá deu ao Brasil a liderança no placar. Eles ganharam a partida por 2 a 0. Pelé marcou o único gol da partida das quartas-de-final contra o País de Gales, e eles bateram a França por 5 a 2 nas semifinais. O Brasil bateu os donos da casa, Suécia, na final por 5 a 2, ganhando sua primeira Copa do Mundo e se tornando a primeira nação a ganhar um título de Copa do Mundo fora de seu próprio continente. Repetiu o feito em 2002, ao triunfar na Ásia, somando títulos em três continentes, enquanto todas as outras seleções campeãs venceram apenas em seu próprio.

Na Copa do Mundo de 1962, o Brasil conseguiu seu segundo título com Garrincha como a grande estrela, fazendo gols de cabeça e também de perna esquerda e ainda jogando com febre a final, especialmente após Pelé ter se machucado no segundo jogo e estar impossibilitado de jogar pelo resto da Copa do Mundo.

Na Copa do Mundo de 1966, a preparação do time foi afetada por influências políticas. Todos os grandes clubes do futebol brasileiro queriam seus jogadores incluídos na equipe brasileira, para lhes dar mais exposição. Nos meses finais da preparação, o técnico Vicente Feola estava trabalhando com 46 jogadores, na qual apenas 22 iriam para a Inglaterra; isso causou muitas disputas internas e pressão psicológica. O resultado foi que, em 1966, o Brasil teve uma das piores performances em todas as Copas do Mundo. Além disso, a derrota para a Hungria representou a única derrota de Garrincha com a camisa da seleção.

O Brasil ganhou sua terceira Copa do Mundo no México na Copa do Mundo de 1970. Naquela ocasião, colocou em campo o que foi considerado, segundo uma pesquisa global com especialistas, realizada pela revista inglesa World Soccer, a melhor equipe de futebol de todos os tempos [8] com Pelé, em sua última edição de Copa do Mundo, Carlos Alberto Torres, Jairzinho, Tostão, Gérson, Piazza, Clodoaldo e Rivelino.

Depois dessa conquista, a seleção passaria 24 anos sem conquistar uma Copa. Nesse meio tempo, o Brasil chegou a perder a Copa do Mundo de 1982 com uma seleção que tinha jogadores como Zico, Sócrates, Falcão e Júnior, sendo considerada por muitos a melhor seleção da história das copas.

Em 1994, o Brasil não era tido como favorito. Na Copa disputada nos Estados Unidos, o time de Carlos Alberto Parreira era considerado defensivo demais, o que contrariava o estilo do futebol brasileiro. No decorrer da competição, entretanto, o Brasil foi ultrapassando barreiras e se classificando para as fases seguintes. Foi o primeiro de seu grupo na primeira fase, depois de vencer Camarões e a Rússia e empatar com a Suécia. Nas oitavas-de-final da Copa, eliminou a Seleção dos EUA em pleno dia 4 de julho. Nas quartas-de-final, em jogo emocionante, eliminou a Holanda e, nas semifinais, voltou a encontrar com a Suécia, despachando o selecionado do país escandinavo. Na final, derrotou a Itália nos pênaltis, após um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação. Passaria assim a ser a primeira seleção a conquistar quatro copas do mundo e a primeira a conquistar o título através da cobrança de penalidades máximas.

Outra vez a Seleção não era vista como favorita. E, outra vez, acabou surpreendendo bastante. Na Copa do Mundo de 2002, Ronaldo foi convocado, o que gerou muitas dúvidas se realmente tinha condições de jogar, pois estava a dois anos parado, por problemas de contusão. Porém, na Copa, teve grandes atuações. O Brasil, que eliminou as seleções da Bélgica, Inglaterra, Turquia e Alemanha, esta última na final, acabou tendo Ronaldo como o artilheiro, com oito gols, sendo grande nome da seleção, conquistando assim o seu quinto título, vencendo todas as partidas, e mantendo sua hegemonia.

Comparação entre as 5 Campanhas Campeãs da Seleção Brasileira:

* Melhor - 2002 - 7 (sete) Vitórias; saldo de gols =14, saldo de gols por jogo = 2; gols pró = 18
* segunda melhor - 1970 - 6 (seis) Vitórias; saldo de gols =12, saldo de gols por jogo = 2; gols pró = 19
* terceira - 1958 - 5 (cinco) Vitórias + 1 (um) Empate; saldo de gols =12
* quarta - 1962 - 5 (cinco) Vitórias + 1 (um) Empate; saldo de gols =9
* pior - 1994 - 5 (cinco) Vitórias + 2 (dois) Empates (em um venceu nos penalties);

• 1930 - primeira Fase (6º lugar)
• 1934 - primeira Fase (14º lugar)
• 1938 - semi-final (3º lugar)
• 1950 - Vice-campeão
• 1954 - quartas-de-final (5º lugar)
• 1958 - Campeão
• 1962 - Campeão
• 1966 - primeira Fase (11º lugar)
• 1970 - Campeão
• 1974 - semi-final (4º lugar)
• 1978 - semi-final (3º lugar)
• 1982 - segunda Fase (5º lugar)
• 1986 - quartas-de-final (5º lugar)
• 1990 - oitavas-de-final (9º lugar)
• 1994 - Campeão
• 1998 - Vice-Campeão
• 2002 - Campeão
• 2006 - quartas-de-final (5º lugar)
-------------------------------------------------------------------------------

Portugal:



Portugal qualificou-se pela primeira vez para um mundial em 1966 onde bateu o Brasil, a Hungria, e a Bulgária na fase de grupos. Nos quartos-de-final Portugal defrontou a Coreia do Norte vencendo por 5-3 depois de estar a perder por 3-0. Eusébio foi o grande herói da partida tendo marcado quatro gols. Na semi-final, Portugal viria a ser derrotado pela anfitriã e eventual campeã, Inglaterra, por 2-1.
No jogo para definir o terceiro lugar, Portugal venceu a União Soviética por 2-1, terminando em 3º Lugar.

Portugal só voltaria a qualificar-se para um Campeonato do Mundo em 1986 onde não passou da primeira fase depois de uma vitória e duas derrotas. A Selecção começou por vencer a Inglaterra por 1-0 mas depois perdeu os dois últimos encontros frente à Polónia e a Marrocos por 1-0 e 3-1, respectivamente.

No Campeonato do Mundo de 2002, na fase final de grupos, a Selecção das Quinas derrotou a Polónia por 4-0 depois de perder para os EUA por 3-2, e era obrigada a vencer ou empatar a Coréia do Sul para avançar para os oitavos-de-final, algo que não conseguiu. João Pinto foi expulso num lance muito polémico, após alegadamente ter agredido o árbitro. Apesar dos EUA ter perdido para a Polónia, o que tornava possível o apuramento de Portugal apenas com um empate, devido à diferença de gols, a Coreia do Sul acabou por derrotar Portugal com um gol de Park, agora jogador dos Red Devils, afastando assim a geração de Ouro do sonho da conquista de um Mundial. A derrota frente à Coreia do Sul marcou um ponto de viragem na seleção portuguesa, onde, a partir daí, viria a qualificar-se para todos os mundiais e europeus.

Em 2006, Scolari levou a Seleção Portuguesa às semifinais no Campeonato do Mundo de 2006 depois de derrotar as Seleções de Angola, Irã e México na fase de grupos. Nas oitavas-de-final, Portugal derrotou a Holanda por 1-0 , a Inglaterra nas quartas-de-final por 3-1 nos penaltys, após o empate 0x0 no tempo regulamentar. Portugal cada vez mais perto de chegar à final de um campeonato do mundo pela primeira vez na história da equipe, acabaria por ser derrotada na semi-final pela França por 1-0.

No jogo para definir o 3º classificado, Portugal defrontou a Alemanha, jogo que perdeu por 3 - 1, terminando a competição em 4º lugar.

• 1930 - Não participou
• 1934 a 1962 - Não se classificou
• 1966 - semi-final (3º lugar)
• 1970 a 1982 - Não se classificou
• 1986 - Primeira Fase (17º lugar)
• 1990 a 1998 - Não se classificou
• 2002 - Primeira Fase (21º lugar)
• 2006 - semi-final (4º lugar)
-------------------------------------------------------------------------------

Coréia do Norte



A misteriosa Coreia do Norte está de volta à Copa do Mundo depois de 44 anos. No Grupo G, os norte-coreanos têm como primeiro adversário no Mundial de 2010, nada menos que: o Brasil.

Sua única participação em Copa do Mundo até então, em 1966, se classificou para as quartas-de-final, surpreendentemente eliminando a Itália. A Itália, ainda na primeira fase, precisava apenas de uma vitória simples sobre a Coréia do Norte para se classificar. Era seu último jogo na fase classificatória e então ocorreu o impensável: a inocente seleção asiática venceu a partida por 1x0 e eliminou a squadra azurra.

Nas quartas-de-final, os norte coreanos fizeram um dos jogos mais emocionantes da Copa. Contra a favorita seleção de portugal, saíram ganhando por 3 a 0. Foi aí que Eusébio começou a brilhar. Com quatro gols seus, o time português virou e fez 5 a 3 e a Coréia foi eliminada.

A seleção da Coreia do Norte é talvez uma das únicas equipes do mundo que atua de forma defensiva e não tem vergonha disso. O técnico Kim Jong Hun implantou um esquema 4-5-1 muito efetivo durante as eliminatórias e, assim, conseguiu derrubar os favoritos Irã e Arábia Saudita. Na Copa do Mundo de 2010, a aposta nos contra-ataques será uma necessidade diante de adversários melhores, como são Brasil, Portugal e Costa do Marfim. O jogo mais especial da equipe será contra Portugal, algoz na única participação anterior da Coreia do Norte, em 1966.

• 1930 a 1962 - Não participou
• 1966 - quartas-de-final (8º lugar)
• 1970 a 2006 - Não se classificou
-------------------------------------------------------------------------------

Costa do Marfim



Apesar de ser uma das grandes seleções da África, sempre teve problemas para se qualificar para as Copas do mundo. A marca da evolução de seu futebol é de ter muitos de seus principais jogadores atuando em grandes clubes europeus, como é o caso de Didier Drogba, Salomon Kalou, Emmanuel Eboué e Kolo Touré.

Em 2006, a seleção Marfinesa estreou em copas do mundo, no chamado "Grupo da Morte", com Argentina, Países Baixos e Sérvia e Montenegro, e acabou sendo eliminada já na primeira fase, ficando em 19º lugar na classificação geral.

O time marfinense é atualmente considerado o melhor time africano que vai ao mundial. No entanto, é uma equipe muito dependente de um jogador: Didier Drogba. O camisa 11 é titular absoluto e principal ídolo do país e também é artilheiro do Chelsea (ING), que pode levantar nesta temporada mais um título inglês.

Mesmo com a estrela em campo, a equipe da terra dos elefantes tem muitos pontos fracos, como no setor defensivo, que pode prejudicar ainda na primeira fase. A Costa do Marfim está na mesma chave de Brasil, Portugal e Coreia do Norte e pode ser umas das zebras na segunda fase, já que as seleções favoritas à classificação, são as brasileira e portuguesa.

• 1930 a 2002 - Não participou
• 2006 - primeira fase (19º lugar)
-------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário