sábado, 1 de maio de 2010

Estatísticas do Grupo G

Temos somente dois confrontos já ocorridos em outras copas com os integrantes deste grupo. E ambos os confrontos aconteceram no mesmo ano. 1966.

Portugal x Coreia do Norte
23/07/1966 - Portugal 5x3 Coreia do Norte

Os norte-coreanos haviam se classificado para a Copa do Mundo da FIFA ao vencerem a Austrália, depois que os outros países asiáticos e africanos se retiraram da competição em protesto pela decisão de permitir apenas uma vaga para ambos os continentes. Com um futebol rápido e harmonioso, a Coreia do Norte surpreendeu a Itália na última partida da fase de grupos. O gol solitário de Pak Doo Ik no estádio Ayresome Park em Middlesbrough levou a seleção asiática às quartas-de-final e despachou os italianos de volta para casa, onde foram recebidos com uma chuva de tomates.

Em uma das partidas mais emocionantes da competição, os norte-coreanos quase protagonizaram uma zebra ainda maior nas quartas-de-final, marcando 3 a 0 contra Portugal em apenas 25 minutos de jogo. Mas os asiáticos acabaram derrotados por 5 a 3 depois que Eusébio e os seus companheiros acordaram. Em uma atuação brilhante, o craque português virou o jogo praticamente sozinho e, aos 15 minutos do segundo tempo, já havia feito quatro gols.


------------------------------------------------------------------------------
Portugal x Brasil
19/07/1966 - Portugal 3x1 Brasil

Quantos jogadores no mundo podem estufar o peito e dizer: “em duelos diretos com Pelé eu venci”? Raríssimos. Eusébio da Silva Ferreira, português para o futebol, moçambicano de nascimento, é um deles. Contemporâneo do Rei, obteve, mesmo com tudo o que Pelé representava na época, o merecido destaque por seu majestoso futebol e sua incrível capacidade de marcar muitos gols.

Foi em 1966, na Inglaterra, que ocorreu o mais marcante duelo de Eusébio contra Pelé. Brasil e Portugal caíram no mesmo grupo naquela Copa. Os portugueses chegavam à última rodada praticamente classificados, com duas vitórias (3 a 1 na Hungria e 3 a 0 na Bulgária, com um gol do Pantera). Os brasileiros haviam vencido os búlgaros (2 a 0, um de Pelé) e sido derrotados pelos húngaros (3 a 1). Mesmo bagunçada, aquela seleção tinha, além do Rei, nomes como Gilmar, Djalma Santos, Jairzinho, Tostão, Gérson e Garrincha. No duelo direto, com Pelé caçado pelos adversários, Eusébio marcou duas vezes e Portugal derrotou o Brasil por 3 a 1 e eliminou os bicampeões do mundo na fase inicial, algo que os patrícios sonham ver de novo na África do Sul. Os gênios da língua de Camões estavam quites agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário