Inglaterra x Estados Unidos
29/06/1950 - Estados Unidos 1x0 Inglaterra
A Inglaterra chegou à sua primeira Copa do Mundo da FIFA no Brasil 1950 esbanjando otimismo. Muitos apostavam que o futebol do ponta-direita Stanley Matthews levaria os ingleses ao título da primeira edição do torneio depois da Segunda Guerra Mundial.
Os Estados Unidos tinham um time formado praticamente por jogadores amadores, a maioria imigrantes ou descendentes que fizeram uma longa viagem de navio rumo à América do Sul, e pouco se esperava deles na competição.
O acontecimento do dia 29 de junho de 1950 ainda é considerado uma das maiores surpresas da história e foi proporcionado por um lavador de pratos haitiano, um motorista de funerária e uma boa dose de sorte. O haitiano de nascimento Joe Gaetjens surpreendeu o mundo com um gol aos 36 minutos do primeiro tempo.

Os ingleses pressionaram, mas saíram derrotados do Estádio Independência, em Belo Horizonte. Diz a lenda que, nos Estados Unidos, os jornalistas da equipe de esportes do New York Times acharam que havia um erro no despacho das agências internacionais, e que o jogo deveria ter sido 10 a 1 para os ingleses.
O feito foi tão impressionante que os americanos, avessos ao soccer, fizeram até um filme para celebrar o fato, Duelo de Campeões. Vejam o trailer abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário